O MEC ? Ministério da Educação e Cultua, através da RESOLUÇÃO Nº 3, DE 23 DE JUNHO DE 2005, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências.
No Art. 4º, diz: O curso de graduação em Secretariado Executivo deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I - capacidade de articulação de acordo com os níveis de competências fixadas pelas organizações;
II - visão generalista da organização e das peculiares relações hierárquicas e inter-setoriais;
III - exercício de funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção;
IV - utilização do raciocínio lógico, critico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais; V - habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;
VI - domínio dos recursos de expressão e de comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou inter-grupais;
VII - receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia; VIII - adoção de meios alternativos relacionados com a melhoria da qualidade e da produtividade dos serviços, identificando necessidades e equacionando soluções;
IX - gerenciamento de informações, assegurando uniformidade e referencial para diferentes usuários;
X - gestão e assessoria administrativa com base em objetivos e metas departamentais e empresariais;
XI - capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;
XII - eficaz utilização de técnicas secretariais, com renovadas tecnologias, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações;
XIII - iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional.
Percebeu como trazemos todas essas 13 competências no nosso dia a dia enquanto profissionais de secretariado?
Reflita sobre esses itens, veja se você explora bem tudo isso, se acrescentaria ou modificaria algum deles; crie novas perspectivas sobre o seu perfil profissional. Busque novos conhecimentos, se desenvolva sempre, abra seus caminhos e brilhe!! Você é um profissional qualificado e espetacular!
Referência:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces003_05.pdf
SOBRE A AUTORA:
Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pela Newton Paiva, Especialista em Cerimonial e Eventos - MBA pela UNA e Graduada em Magistério.
Experiência há 20 anos na profissão (DRT 1791/MG) em funções de Assistente Executiva, Secretária Executiva - nível de Assessoria de Diretoria - em empresa de médio e grande porte.
Coordenadora e professora de cursos Técnicos e Profissionalizantes nas áreas de Secretariado, Secretaria Escolar e Eventos.
Palestrante, Mentora, Secretária Remota e Consultora.
Idealizadora, criadora e administradora do perfil @secexmg, voltado a profissionais de secretariado executivo e remoto.
Voluntária em vários projetos sociais: Rede Cidadã, Instituto Mano Down, Copa das Confederações no Brasil, Copa do Mundo no Brasil, SINDSEMG, Universidade Solidária, dentre outros.
E-mail: mgsecex@gmail.com
(31) 99677-1059