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O MEC ? Ministério da Educação e Cultua, através da RESOLUÇÃO Nº 3, DE 23 DE JUNHO DE 2005, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências.


No Art. 4º, diz: O curso de graduação em Secretariado Executivo deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:


I - capacidade de articulação de acordo com os níveis de competências fixadas pelas organizações;

II - visão generalista da organização e das peculiares relações hierárquicas e inter-setoriais;

III - exercício de funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção;

IV - utilização do raciocínio lógico, critico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais; V - habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;

VI - domínio dos recursos de expressão e de comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou inter-grupais;

VII - receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia; VIII - adoção de meios alternativos relacionados com a melhoria da qualidade e da produtividade dos serviços, identificando necessidades e equacionando soluções;

 IX - gerenciamento de informações, assegurando uniformidade e referencial para diferentes usuários;

X - gestão e assessoria administrativa com base em objetivos e metas departamentais e empresariais;

XI - capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;

XII - eficaz utilização de técnicas secretariais, com renovadas tecnologias, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações;

XIII - iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional.


Percebeu como trazemos todas essas 13 competências no nosso dia a dia enquanto profissionais de secretariado?


Reflita sobre esses itens, veja se você explora bem tudo isso, se acrescentaria ou modificaria algum deles; crie novas perspectivas sobre o seu perfil profissional. Busque novos conhecimentos, se desenvolva sempre, abra seus caminhos e brilhe!! Você é um profissional qualificado e espetacular!


Referência:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces003_05.pdf


SOBRE A AUTORA:

Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pela Newton Paiva, Especialista em Cerimonial e Eventos - MBA pela UNA e Graduada em Magistério.

Experiência há 20 anos na profissão (DRT 1791/MG) em funções de Assistente Executiva, Secretária Executiva - nível de Assessoria de Diretoria - em empresa de médio e grande porte.

Coordenadora e professora de cursos Técnicos e Profissionalizantes nas áreas de Secretariado, Secretaria Escolar e Eventos.

Palestrante, Mentora, Secretária Remota e Consultora.

Idealizadora, criadora e administradora do perfil @secexmg, voltado a profissionais de secretariado executivo e remoto.

Voluntária em vários projetos sociais: Rede Cidadã, Instituto Mano Down, Copa das Confederações no Brasil, Copa do Mundo no Brasil, SINDSEMG, Universidade Solidária, dentre outros.

E-mail: mgsecex@gmail.com

(31) 99677-1059

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