Uma empresa pode ser considerada como um sistema de peças-chaves interconectadas de forma a gerar produtos ou serviços dentro de um mercado. A estratégia empresarial é um plano, um processo organizacional inseparável da estrutura, do comportamento, da cultura, cujo objetivo é o sucesso empresarial.
A Visão Baseada em Recursos ou Resources Based View (RBV) leva em consideração a gestão estratégica dos recursos das empresas que pode resultar na geração de valor.
Concebida por Jay Brian Barney e publicada em trabalho nos anos de 1991 e 2007, a Visão Baseada em Recursos deu origem à Teoria Baseada em Recurso assuntos abordados neste trabalho.
A ideia central da RBV é a de que o desempenho de uma empresa pode ser explicado por meio da gestão dos recursos que são os ativos, capacidades, processos organizacionais, atributos, conhecimento controlados que permitem a adoção de estratégias que melhorem a eficiência e a eficácia da empresa no mercado. É desejável que a empresa disponha de um conjunto de recursos que torne difícil para concorrência competir com ela. Quando isso acontece a empresa passa a ter uma vantagem competitiva sustentada.
Os recursos podem ser classificados em:
Ainda podem ser classificados em Tangíveis, que são identificáveis de forma objetiva, tem existência física e os Intangíveis cuja identificação e mensuração são mais difíceis, mais ligados ao conhecimento, são capazes de sustentar ou enfraquecer a competitividade de uma empresa.
No entanto apenas alguns recursos tem a capacidade de gerar vantagem competitiva e somente algumas empresas tem a capacidade de mantê-los. Barney identificou quatro atributos que os recursos devem ter para se tornarem fonte de competitividade.
Diante disso a vantagem competitiva de uma empresa pela Visão ou Teoria Baseada em Recursos devem ser medidas ao responder as seguintes perguntas:
1) O recurso é valioso?
2) O recurso é raro?
3) O recurso é imperfeitamente imitável?
4) A empresa está devidamente organizada para aproveitar ao máximo todos seus recursos?
A percepção de cada empresa sobre a resposta dessas perguntas e dependendo de como são administrados os recursos, numa configuração adequada, transformam-se numa vantagem competitiva sustentável.
REFERÊNCIAS:
GIL, A. C.; Teoria Geral da Administração ? Dos clássicos à Pós-modernidade, São Paulo, Atlas, 2016
GONÇALVES, C. A.; COELHO, M. F.; SOUZA, E. M.; VRIO: Vantagem competitiva sustentável pela organização; Revista Admin. Fortaleza, v.17; n.3; p. 819-855, set./dez. 2011
SOBRE O AUTOR:
Mestre em Administração Financeira
Bacharel em Administração de Empresas
Bacharel em Direito
E-mail: ricardo.m.kawai@gmail.com